MI – Marketing Inteligente
Partilhe com a sua rede
Como crescer o seu negócio com o Facebook

18 maneiras eficazes de expandir os seus negócios com o Facebook

Com mais de 2,13 bilhões de utilizadores mensais ativos em todo o mundo, o Facebook continua a ser a plataforma de mídia social mais popular ano após ano.

E, embora o início de 2018 tenha colocado em dúvida a confiança da rede em meio a uma violação de dados em grande escala, as projecções ainda veem a base de utilizadores do Facebook crescer em 2019. Em suma, o Facebook continua a ser uma força imbatível na esfera digital (e social).

Aproveitar os recursos do Facebook costumava ser uma fórmula simples: postar com frequência, envolver-se ocasionalmente e esperar que os seus clientes sigam a jornada da sua marca. Este não é o caso no cenário altamente competitivo de hoje.

Definir metas específicas para o Facebook tornou-se cada vez mais importante. Embora estes possam variar de acordo com a indústria, os três principais objectivos a ter em mente são: aumentar o “gosto” do Facebook, melhorar o engajamento e aumentar as vendas.

Essas são três grandes metas gerais que devem ser monitorizadas com frequência. Se não tem certeza de por onde começar, estamos aqui para ajudar. Aqui estão 18 maneiras de ajudá-lo a trabalhar em prol das suas metas de crescimento de negócios com o Facebook:

1. Envie os prospectos existentes por e-mail

Enquanto o Facebook é omnipresente, muitos dos seus clientes actuais e potenciais podem ainda não estar cientes que tem uma página no Facebook. Crie um e-mail que lembre as pessoas sobre a sua presença on-line e incentive-as para verem o seu trabalho. Além disso, considere colocar um link para o seu Facebook (e para todos os canais sociais para esse assunto) na sua assinatura de e-mail.

2. Incorporar um plugin de site

Adicionar um pequeno widget do Facebook a qualquer (ou a todas) página do seu site ajudará a aumentar a probabilidade dos clientes actuais ou potenciais se dirigirem à sua página. Forneça a funcionalidade para que os leitores “curtam” a sua página mesmo quando não estiverem no Facebook.

Dada a grande popularidade do Facebook, e sabendo que a plataforma tem 1,15 bilhão de utilizadores ativos diários móveis, enviar os seus prospetos para a sua página no Facebook será benéfico em vez de prejudicial.

3. Crie uma página de destino que incentive “curtir”

Mesmo quando uma pessoa não está no Facebook, ela ainda pode “curtir” a sua página. Adicionar um botão “curtir” a uma página de destino é uma maneira fácil de obter cliques e, ao mesmo tempo, manter o leitor no seu website.

4. Crie conteúdo exclusivo disponível apenas quando “gosta” de uma página

Tão simples quanto mudar uma postagem de vídeo ou imagem de “privado” para “público” na sua página do Facebook, essa pequena quantidade de exclusividade pode fazer com que eles se sintam parte do ‘clube’ que você os convidou cordialmente para participar.

5. Parceria com influenciadores

Com um amplo alcance e uma comunidade de seguidores comprometidos, a parceria com especialistas do Facebook espalhará a palavra da sua marca de forma indirecta; resultando numa promoção que parece casual e orgânica, ao invés de agressiva.

6. Participe de grupos no Facebook e compartilhe o seu conteúdo

Sem ser arrogante ou parecer auto-promocional, juntar-se a grupos do Facebook que se relacionam com a sua experiência no sector é uma óptima maneira de se conectar com clientes B2C e B2B que, de outra forma, não encontrariam a sua página.

Considere isso como uma forma coloquial de grupos do LinkedIn, em que está a compartilhar a sua visão, mas também comentando sobre os outros.

7. Incorpore subscrições de email na sua página do Facebook

Adicionar esse recurso é uma maneira sólida de ajudar a gerar leads dos clientes em potencial indo para a sua página. Isso pode ser tão simples quanto o botão “inscrever-se” que leva de volta à sua página de destino.

8. Realizar pesquisas

Encontrada na sua barra de “status”, uma pesquisa pode aumentar o envolvimento entre si e os seus seguidores actuais e potenciais.

Também pode implementar ferramentas de pesquisa de “terceiros”, como o popular Survey Monkey, que pode fornecer mais recursos do que o recurso básico de “perguntas” do Facebook.

9. Compartilhe os seus blogs e qualquer notícia relevante

Imediatamente após escrever os seus blogs, publique-os no Facebook! Além disso, crie uma cópia atraente e orientada para a acção, que impulsionará ainda mais o público a clicar de volta no seu site.

Incentivar os seus colegas e parceiros de negócios a compartilhar notícias ou artigos também maximizará o alcance das postagens.

10. Responda em tempo hábil

Quando comentários ou mensagens chegam, responda de maneira rápida e eloquente. Se tiver uma taxa de resposta lenta, o Facebook mostrará isso directamente na sua página.

Uma boa taxa de resposta será listada em verde, enquanto uma fraca é listada em tons de amarelo, laranja e vermelho.

11. Execute uma oferta ou competição no Facebook

Para adoçar o pote, crie um conjunto de regras como: compartilhar a postagem, curtir a postagem e marcar um amigo para poder entrar.

12. Compartilhe as suas apresentações no SlideShare

Desde que o LinkedIn incorporou o SlideShare na sua plataforma, as suas apresentações agora têm ainda mais alcance e em várias plataformas. Compartilhe as suas apresentações no Facebook para mostrar o seu conhecimento de negócios.

13. Considere uma função do F-Commerce

Converta e venda na sua página do Facebook com a função de comércio do Facebook (F-Commerce). Com o objectivo de aumentar as conversões, ter o recurso “loja” no seu Facebook é uma excelente maneira de acumular transacções de comércio electrónico.

14. Compartilhe a sua mídia visual

O meio é a mensagem! Mídias que são visuais, como imagens estáticas, Gifs e vídeos ao vivo do Facebook, são sempre mais atraentes quando está em concorrência directa com vídeos virais para visualizações. Crie uma mídia atraente para os olhos.

15. Aumente os seus posts

O ato de “impulsionar” uma postagem exigirá um pequeno investimento no seu lado, mas proporcionará um óptimo ROI.

A promoção de uma postagem não apenas aumentará o alcance da sua postagem, mas também permitirá que restrinja quem segmentar e onde segmentar.

16. Use anúncios no Facebook

Os anúncios do Facebook são categorizados de várias maneiras. Use o anúncio mais adequado às suas metas de negócios.

Há o popular (e eficaz) domain ad, que é composto por uma única imagem com um link para o seu site abaixo. Também tem os multi-product ad, que mostra um carrossel de imagens que levam ao seu domínio. É uma óptima maneira de testar quais produtos o seu público mais deseja.

Os offer ads são um pouco diferentes. Em vez de apenas enviar pessoas ao seu Website, esses anúncios segmentam pessoas familiarizadas com a sua marca e geralmente oferecem códigos de desconto com uma data de expiração.

Os vídeo ads (que são auto-explicativos) funcionam bem tanto para reconhecimento de marca quanto para redirecionamento.

Os lead ads são óptimos para colectar informações de um utilizador do Facebook sem que eles saiam da plataforma. O Facebook preencherá o máximo de informações possível, enquanto o utilizador poderá preencher o restante.

Como acontece com qualquer conteúdo de anúncio, os anúncios do Facebook não devem ser apenas visualmente atraentes, mas devem ter uma chamada de acção proeminente.

17. Publique no momento apropriado

Tempo é tudo. E, embora o tempo “certo” possa variar de acordo com o seu sector, local e público, existe um conjunto de diretrizes gerais a serem observadas ao agendar as suas postagens no Facebook.

18. Considere a automação de marketing

Use uma ferramenta de automação de marketing para avaliar quais posts são mais bem-sucedidos e para reunir informações e quais fornecerão o melhor ROI no futuro.

Agendar as suas postagens com a plataforma de automação de marketing não apenas manterá as coisas simplificadas e organizadas, mas também ajudará a fornecer mais análises em relação ao desempenho da sua página.

Geralmente, o objectivo é melhorar os seus resultados em potencial e construir a sua reputação. A nossa plataforma Vbout permite executar estas e muitas outras funções de maneira fácil e eficaz, para lhe poupar tempo e optimizar resultados.

RESUMO

Construa para parecer simples, o Facebook é uma plataforma complexa que pode ser usada para todos os negócios.

A rede social mais popular, o Facebook, está sempre a mudar e a melhorar o seu desempenho, e a livrar-se de coisas aparentemente inconsequentes, como métricas desactualizadas que podem ter um impacto no desempenho da sua página.

Dito isto, monitore sempre a sua página no Facebook, trate-a com cuidado e observe as vendas a florescerem.

About the Author Renato Ferreira

Consultor e formador de Marketing Digital e Estratégia. Especializado em Inbound Marketing, Automação e Growth Marketing. Licenciado em Biologia Ambiental, Ecoturista por paixão e fundador/presidente da Associação Natureza Mediterrânica. Historial de empreendedor em várias áreas, com sucessos e insucessos, com os quais aprendi muito, sobre o que resulta ou não. Criador de vários sites e campanhas de marketing digital - Inbound Marketing - Growth Marketing, em especial em empresas de Consultoria, Turismo e SaaS.

follow me on:
>